Patentes

Magu realiza consultorias na área de patentes junto à UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Isabela Guedes 18 janeiro 2023
Alternate Text

Isabela Guedes, a Head de Propriedade Intelectual da Magu, realizou em 2022 ação junto com a UENP para elaboração de 2 processos de pedidos de patentes.

A UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da AITEC, Agência de Inovação Tecnológica da UENP, fechou parceria com a Magu com o objetivo de dar andamento ao depósito de dois novos pedidos de patente da Universidade.

A parceria envolveu consultorias com os grupos de inventores e com a equipe da AITEC para entendimento das normativas do INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial, órgão responsável pela gestão de Propriedade Industrial no Brasil, direcionamentos para a busca de anterioridade em bancos de patente, elaboração dos documentos que compõem os pedidos de patente e auxílios relacionados ao depósito dos pedidos de fato.

Como resultado, em 2022 um dos pedidos já foi depositado pela Universidade e o segundo está passando por revisão dos documentos para também seguir o processo.

Inovação e patentes

A patente é uma das formas, dentro da propridade intelectual, de proteger o conhecimento gerado por uma universidade, empresa ou pessoa física. Pode ser um produto, um processo, uma máquina, equipamento entre outros tipos de desenvolvimentos.

Desde que atinjam os requisitos de patenteabilidade, que são novidade, atividade inventiva, aplicação industrial e suficiência descritiva. E, para alcançar esses objetivos, uma consultoria especializada em propriedade intelectual é essencial.

Enfim, com a proteção por meio de patente, a universidade consegue licenciar essa nova tecnologia para que empresas possam lançá-la no mercado gerando receita para a instituição. Assim, tanto a universidade quanto os inventores envolvidos no desenvolvimento da patente, recebem um retorno financeiro sobre a tecnologia,o que acaba sendo um incentivo para novas criações.

Fonte Imagem: Wikipédia